Um ex-membro da Spetsnaz antes do colapso da União Soviética, Nicholai esteve envolvido em várias missões classificadas e operações especiais, em nome da Umbrella Corporation. Ele não só lidera o B-Team da Umbrella Biohazard, mas também é secretamente um membro da organização de espionagem interna da Umbrella, monitor, onde é conhecido pelo nome de código "Silver Fox". Nicholai responde diretamente ao coronel Sergei Vladimir , comandante da UBCS. Ele também tem uma rivalidade com o HUNK , um proeminente membro da Forças Especiais da Umbrella.
Ao contrário dos outros membros da UBCS, que são na maior parte mercenários do terceiro mundo ou criminosos de guerra condenados, Nicholai é um agente de carreira da Umbrella. Nicholai encontra Jill Valentine como um dos poucos sobreviventes agentes do Delta Platoon, juntamente com Carlos Oliveira e Victor Mikhail . Nicholai é um dos "supervisores", os agentes da Umbrella estacionados por toda a cidade designados para o acompanhamento do surto do vírus-T, bem como a recolha de dados sobre a luta contra vários monstros interceptados pela UBCS .
Um cruel e astuto indivíduo, Nicholai percebeu que, se todos os outros supervisores estavam para morrer, ele teria um monopólio sobre os dados de combate, dando-lhe a capacidade de negociação para um preço mais elevado da Umbrella. Nicholai passa muito do seu tempo de forma encoberta de caça para poder encontrar os outros supervisores e executá-los. Jill Valentine, em suas explorações por Raccoon City , muitas vezes sem saber, encontra sua obra. Jill finalmente descobre a verdadeira identidade de Nicholai e se confronta com ele sobre isso. O destino final de Nicholai em Resident Evil 3: Nemesis varia dependendo do percurso que o jogador assume. Ele pode ser morto pelo Nemesis, ou escapar com êxito.